Blog

Dicas para os calouros sobreviverem a universidade

É, meu amigo calouro, agora é com você!

Se prepare para viver ou sobreviver os próximos quatro anos - ou mais.

Embora a galera te coloque um #medo quando o papo é faculdade, tem muitas coisas da hora que compensam as partes que não são muito legais. É por isso que preparamos esse post, que vai dar altas dicas para os calouros, tanto das partes boas, quanto das mais chatas. É claro que a gente também tem alguns truques que você precisa anotar, né? Então pega papel e caneta ou anota no celular, que você vai precisar.

1 - O famoso trote de calouros

É aquele papo, né: vai ter trote ou não? Como é? O que acontece?

Para começar, você tem que saber que não é nada igual você viu na tv ou te contaram em uma roda de amigos, tá? Ninguém é obrigado a fazer aquilo que não quer! Fora isso, tem algumas faculdades que nem fazem trote e, se fazem, são “trotes” bem leves, sem extremos.

O negócio é se divertir e criar memórias legais e/ou engraçadas desse dia em que você finalmente coloca os pés nas facul como um universitário calouro. Além disso, esse é o momento para conhecer a galera, tanto os seus futuros colegas de sala e de trabalho em grupo - nessa parte você surta -, quanto os veteranos, que podem te dar alguns toques sobre o curso, professores e etc.
Se tem trote, a regra é clara: você vai voltar sujo pra casa! Você vai se sujar com ovo, farinha, tinta colorida, drinks e o que tiver. Por isso, separe aquela roupa mais velha que dá pra sujar com tudo isso e muito mais, e não esquece de avisar sua mãe, porque ela pode levar um susto quando você chegar com a roupa toda suja.

O objetivo principal do trote é um só: integrar a galera nova na área com a faculdade. Então não se preocupe se você não conhece ninguém, porque ninguém se conhece mesmo. A atlética e os veteranos estão lá só para fazerem essa integração. Sem contar que eles já viveram tudo isso um dia, então não esquenta, não.

2 - Agora você é independente

É normal rolar insegurança, ansiedade e até medo de encarar o primeiro dia de aula. Nesse dia a turma só se apresenta e conhece alguns profs. E o bacana é que agora você não precisa mais pedir permissão para beber água e ir ao banheiro, pois você pode, simplesmente, levantar e ir. Parece que você tem mais liberdade, mas isso não significa que você pode ficar perdendo aula e passeando na facul. Tem que ser responsável também, mesmo quando é hora de voltar pra sala e o papo está maneiro no intervalo.

3 - Xerox, seu mais novo amigo

Entre os xerox e o bar, você vai acabar gastando mais com o xerox, vai por mim!

Pode colocar no cofrinho um pouco da mesada ou do suado salário de estagiário para gastar com os xerox, que serão de livros, pdf, slides ou do caderno daquele amigo que sempre anota tudo. Mas fica ligado que a fila do xerox em final de semestre é maior do que a fila da cantina no comecinho do intervalo.

4 - Um 7 é tipo um 10

Você se lembra da época que você queria “morrer” quando tirava uma nota abaixo de 10? Então esquece já isso! A partir de agora, 7 é 10, e está tudo certo. Tirou um 7? Está bom demais! Até porque as provas são mais difíceis, com mais trabalhos, seminários e outras formas de avaliação que você vai se acostumar. A sua preocupação deve ser com as famosas e temidas DP’S: Fuja delas com toda a sua força! Elas complicam muito a vida do estudante.

5 - A formatura

Mal entrou na faculdade e já está sonhando acordado com a festa de formatura? Acredite, você não é o primeiro e nem o último! Esse sonho também é compartilhado por sua família e seus amigos, e uma coisa posso te garantir: todo o seu esforço será recompensado e valerá a pena quando chegar o grande dia. Então faça a sua parte: curta os momentos bons da facu, mas estude quando for preciso, porque sem ser aprovado, não há como se formar, né?
QUEREMOS TRANSFORMAR SEU SONHO EM REALIDADE E ESTAMOS PREPARADOS PARA ISSO.VEM FALAR COM A GENTE E DESCUBRA TUDO QUE PODEMOS FAZER POR VOCÊ.
Assine nossa NEWS e fique por dentro do que está rolando!
+55 (44) 3031-0888
WHATSAPP (44) 99969-5749
COMERCIAL (44) 99969-5327
RUA Umuarama, 384 | Zona 08 | Maringá - PR | CEP 87050-700